quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Congresso e Festival contabilizam cerca de 7 mil visitantes

Eventos propagaram cultura de paz no Estado e para pessoas de diversas partes do mundo

(07/07/2009, às 18h30) – Terminou na tarde desta segunda-feira, o II Festival Mundial da Paz e o XI Congresso Holístico Internacional, no Centro de Convenções de Goiânia. Os eventos, promovidos pela Rede Unipaz (Universidade Internacional da Paz), com o apoio do Governo do Estado de Goiás – através da Semira (Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial) - e da Prefeitura de Goiânia, receberam, de sexta-feira (4) a hoje (7), visitantes de todas as regiões do país e de diversas partes do mundo, sobretudo, da América Latina.

Ao todo, o Congresso teve mais de 900 inscritos, que puderam participar de palestras, mesas redondas, momentos de meditação, apresentações artísticas, conferências e debates ministrados pelos mais conceituados especialistas em Educação, Meio Ambiente e Espiritualidade e Paz, a exemplo do psicopedagogo Içami Tiba, do senador Cristovam Buarque, do indianista Kaká Werá, da psicóloga Susan Andrews, do matemático Ubiratan D'Ambrosio e do reitor da Unipaz, Roberto Crema.

Já o Festival contabilizou cerca de 2 mil atendimentos gratuitos por dia nas mais diversas áreas: avaliação nutricional, oficina de pães da cura, biodança, mandala terapêutica, danças circulares sagradas, oficina de barro e de cerâmica, yoga, auricoloterapia, reiki, shiatsu, cromoterapia, alinhamento dos chakras, cura pranica, florais do cerrado, reflexologia, aula de taishi, energização global, psicoterapia, numerologia, encontro de jovens, dentre muitos outros.

CAMINHADA

Além dos atendimentos, o II FestPaz lançou inúmeros livros e envolveu outra atividade que mobilizou Goiânia na última sexta-feira. A Caminhada Mundial da Paz reuniu mais de mil pessoas, representando 17 estados brasileiros, bem como outros países. Durante a caminhada, foram levadas as quatro chamas que percorreram as regiões Norte, Sul, Leste e Oeste do Estado desde o dia 25 de agosto e as demais acesas nas unidades nacionais e internacionais da Unipaz.

A caminhada, que partiu da Praça Cívica, teve como destino o Primeiro Monumento à Paz, no Bosque dos Buritis. Os participantes deram um abraço simbólico no lago, acenderam uma pira e fizeram o Minuto Mundial do Silêncio, que também se repetiu em outros países no mesmo momento. Essa caminhada integrou as ações do Comitê Espiritualidade e Paz, na Década da Cultura de Paz promovida pela Unesco, e a Marcha Mundial pela Paz e Não Violência 2010.

Para a coordenadora geral dos eventos e da Unipaz-GO, Hélyda Di Oliveira, a Caminhada, o Congresso e o Festival superaram as expectativas e se converteram em oportunidades únicas para a promoção da cultura de paz. "Alcançamos nossos objetivos, que previam a promoção da sustentabilidade e encontros de paz, que possibilitaram o conhecimento de formas mais tranquilas, tolerantes e inclusivas de vida para a população". Os eventos contaram com o suporte de mais de 200 terapeutas voluntários, além de 40 palestrantes.


Assessoria de Comunicação do II FestPaz

Sem comentários: